A escolha do melhor tipo de servidor ainda é um dilema para sua empresa? Então você precisa ler este artigo…

Publicado por Márcio Petito em

A escolha entre um servidor em nuvem ou local deve considerar as necessidades e realidade de cada empresa, focando em seu próprio perfil para entender qual solução é a mais indicada.

Os data centers, projetados ainda na década de 90, abrigavam servidores e outros hardwares essenciais para o processamento e armazenamento de dados, mas estão ficando no passado e sendo aprimorados por novas tecnologias com o objetivo de tornar sua gestão mais eficiente.

O servidor local pode ser muito atrativo por manter um controle mais direcionado aos dados armazenados, mesmo com o alto custo – tanto de instalação quanto de utilização. Outro fator a analisar é a ocupação física dos equipamentos e a infraestrutura necessária para garantir o seu funcionamento.

Um servidor, local ou na nuvem, pode controlar várias contas de e-mail, gerenciar acesso a pastas e documentos de acordo com cada setor, delimitar e restringir o acesso aos dados; funcionando como gerenciador de um banco de dados, acesso às impressoras, plataforma de controle de backups, entre outras alternativas.

A mudança para armazenamento em nuvem está ocorrendo em pequenas, médias e grandes empresas por ser considerada a melhor solução na atualidade. Contudo, é necessário ter critérios para definir o nível de eficiente de um sistema, segundo a realidade da sua empresa, pois, há alguns casos extremos em que ele não é o ideal.

Um exemplo é uma empresa tem um banco de dados, que demanda uma alta concentração de recursos. Ela pode optar pelo servidor local com o objetivo de priorizar a densidade e os outros serviços que dialogam com este banco de dados, podem ser hospedados em servidores na nuvem, aproveitando sua segmentação e elasticidade.

Escolher a melhor opção nem sempre é uma tarefa fácil. A ascensão da Cloud Computing é um fato inegável, mas a migração tem que ser realizada com parcimônia, através de um planejamento estratégico, de modo a obter os resultados esperados.

A redução de custos operacionais associados à nuvem é proveniente das vantagens de operação em um ambiente com maior poder de escala, confiabilidade e desempenho. Essas vantagens incluem maior agilidade, maior produtividade dos funcionários, mitigação de riscos, redução de custos de infraestrutura, entre outros benefícios.

Mas, como tomar a decisão certa? É melhor optar por um servidor em Cloud ou local? Muitos gestores têm dúvidas, não é mesmo?

Implementar um serviço de migração para a nuvem requer mudanças e adaptações. O primeiro passo é realizar um diagnóstico de sua empresa, incluindo o entendimento do seu consumo de data center, entre outras informações.

Contatar uma empresa especializada, voltada para buscar repostas às suas questões e proporcione um direcionamento estratégico fará toda a diferença no desempenho do seu plano de migração. Da mesma forma que contar com especialista que acompanhem a experiência de sua empresa com a nuvem, garantindo suporte é primordial.

Nós, da M3Solutions, não medimos esforços para oferecer soluções inteligentes e acessíveis. Nosso maior benefício está na dedicação e comprometimento através de um atendimento por um time altamente qualificado e apaixonado por tecnologia.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o processo de migração e escolha do melhor tipo de servidor para sua empresa? Acompanhe nossas publicações… E, a qualquer momento envie um e-mail para: comercial@m3solutions.com.br

www.m3solutions.com.br


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE