Vulnerabilidade Cibernética… Quais são os maiores desafios para se proteger de ciberataques?

Publicado por Márcio Petito em

Sua empresa está vulnerável a ciberataques? (imagem)

É difícil determinar qual o maior desafio de cibersegurança que as empresas enfrentam atualmente. Muitas até possuem um programa formal de segurança cibernética contra ciberataques, mas não possuem uma equipe de monitoramento que supra suas necessidades.

Empresas de médio e pequeno porte, eventualmente, não contam com profissionais ou empresas especializadas para analisar a fundo todas as vulnerabilidades que elas sequer sabem que possuem. Em geral, seus diretores – ou outros profissionais designados para tratar deste assunto – também não conseguem definir uma estratégia de proteção, protelando qualquer decisão sobre investimentos e aplicabilidade.

A cultura interna pode ser apontada como uma das maiores dificuldades das empresas. Outro grande desafio são os constantes treinamentos com os colaboradores, necessários para saberem identificar os riscos, possíveis problemas de segurança e os procedimentos corretos, no caso de um incidente.

Inevitavelmente falaremos sobre o trabalho remoto. Estando em casa, o funcionário fica mais propenso a realizar atividades de risco, como utilizar o computador da empresa para fins pessoais; compartilhar com o computador, ou mesmo senhas com outras pessoas da família, etc.

Você sabia ser possível realizar configurações e utilizar ferramentas que minimizem estes riscos? Porém, é fundamental que os colaboradores saibam quais são os comportamentos e ações arriscadas e sejam monitorados por uma equipe especializada.

Existem formas de saber se minha empresa está vulnerável a ciberataques? 

Os ciberataques e a disseminação de vírus podem ocorrer das mais diversas formas: links contaminados e transmitidos por e-mails, páginas infectadas, download de softwares piratas, ou mesmo pendrives deixados por criminosos com o vírus que contamina a rede, e muitos outras.

O cibercriminosos tendem a usar as brechas de segurança da informação para terem sucesso, que também são chamadas vulnerabilidades, como:

  • Utilizar softwares não licenciados e/ou desatualizados.
  • Escolher senhas fracas.
  • Clicar em links desconhecidos.
  • Abrir e-mails sem considerar sua fonte.
  • Trafegar por redes não seguras.
  • Não utilizar ferramentas próprias para este tipo de proteção.
  • Ausência de protocolo de segurança.
  • Utilização de antivírus gratuito e/ou para uso doméstico.
  • Desativar o firewall.
  • Ausência de ferramentas de criptografia.

Muitas são as justificativas para manter as atitudes listadas acima, a principal delas, provavelmente, é a falta de recursos financeiros. O que nos remete ao fato que perdas e danos causados por ataques cibernéticos – que podem atingir empresas de qualquer tamanho e segmento – geram mais custos que os investimentos em cibersegurança, isto sem contar com implicações legais que podem comprometer a continuidade do negócio.

Lembrando da vigência de aplicações de sanções e multas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a partir de 1º de agosto.

Atentar-se ao tema e inserir uma política de cibersegurança em sua empresa é a forma mais eficiente para não ter os custos afetados, além de se manter em conformidade com esta e outras legislações, proporcionará maior transparência aos seus clientes, fornecedores e parceiros, gerando impacto positivo na lucratividade da corporação.

O mais prudente é não ficar no “achismo”! Converse com profissionais especializados, faça o levantamento das vulnerabilidades de sua empresa e tenha o real panorama dos investimentos necessários para garantir a segurança de sua rede e de sua companhia.

Nós, da M3Solutions, não medimos esforços para oferecer soluções inteligentes e acessíveis. Nosso maior benefício está na dedicação e comprometimento através de um atendimento por um time altamente qualificado e apaixonado por tecnologia.

Gostou do artigo? Quer saber mais? Acompanhe nossas publicações… Participe e colabore com nosso conteúdo comentando quais são os principais desafios para manter sua empresa segura! 

comercial@m3solutions.com.br

www.m3solutions.com.br


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE