Há 6 tipos de armazenagem de backup…. qual a sua empresa optou?

Publicado por Márcio Petito em

Qual é o melhor tipo de backup para a minha empresa?

Há vários tipos de backup corporativo e, cada um tem seu valor e nível de eficácia, cabendo às empresas optarem ao que mais se adéquem à sua realidade e necessidade de armazenagem, segurança e custo. Conheças os quatro tipos mais utilizados:

1.    Armazenagem doméstica: é a armazenagem de dados em HD externo, DVD ou CD.

  • Por ter uma maior vulnerabilidade, não é indicada para empresas. Sendo mais utilizado por profissionais liberais e microempreendedores.

2.    Backup na nuvem: realizado de forma automática e totalmente criptografado, estando totalmente imune a incidentes externos (incêndios, alagamentos, furtos, etc.)

  • Tem a vantagem de reduzir custos (melhor TCO), comparado ao ambiente On-Premise, considerando também as exigências de manutenção, adaptações, licenciamento de softwares, etc.
  • Contudo, é imprescindível considerar a importância de possuir um link de internet de boa disponibilidade.

3.    Backup em data center próprio (On-Premise): trata-se de um data center corporativo, que fica sob controle da própria empresa sendo mantido, na maioria dos casos, dentro de suas dependências.

  • Sua vantagem está em oferecer uma segurança maior e a empresa tem um maior controle sobre as informações e operações de TI.
  • Além do custo elevado, este tipo de backup exige uma equipe especializada para manter a rotina, bem como a manutenção necessária.

4.    Backup em servidor interno: sua metodologia é fácil, afinal o servidor já está disponível na rede e, geralmente, é onde ficam quase todas as informações corporativas.

  • O fato de manter o backup nas dependências da empresa pode ser uma desvantagem, caso ocorra algum incidente externo.
  • Normalmente, este tipo de backup é realizado manualmente, tornando-o mais vulnerável às falhas humanas.
  • Os dados podem ser roubados com o servidor, isto sem contar os riscos de incêndio, desastres naturais, ciberataques, malwares, entre outros.

5.    Backup em fita magnética: apesar de ser uma das primeiras técnicas de backup (dos anos 70), ainda é utilizada por muitas empresas.

  • Como vantagens, tem alta capacidade de armazenamento, custos relativamente baixos, podem ser armazenadas em locais terceirizados a um baixo custo. Podem ser transportadas com facilidade – por ser leves – e têm vida útil longa.
  • O fato de não estar online também pode ser apontado como uma vantagem, se não considerar a questão da mobilidade – cada vez mais necessária no mundo corporativo.
  • Apesar de ter baixo valor de manutenção, tem alto custo inicial. O acesso às informações é mais lento, bem como uma maior dificuldade em recuperar arquivos específicos. Também é altamente suscetível a intempéries ambientais.

6.    Backup HD externo: são formas mais populares de backup, consistindo em juntar todos os arquivos a serem salvos e passar uma cópia de um dos dispositivos para o HD externo.

  • Como vantagem, é possível citar o baixo custo e a facilidade de implantação.
  • Entre as desvantagens, é possível citar:
  1. O risco de manter o backup nas dependências da empresa;
  2. O backup manual estar sujeito às falhas humanas;
  3. O DH pode ser facilmente danificado, ou mesmo ter seus dados roubados com o HD;
  4. Os riscos de ciberataques, malwares, entre outros.

Backup manual ou automático?

A resposta final depende da quantidade de dados que a empresa produz. Contudo, já entendemos que o backup manual está vulnerável às falhas humanas e, diante da obrigatoriedade de garantir uma periodicidade, o backup automático é a escolha mais eficaz.

Analisando todas as situações descritas, qual tipo de backup se enquadra mais com a realidade e necessidade de sua empresa?

Nós, da M3Solutions, não medimos esforços para oferecer soluções inteligentes e acessíveis. Nosso maior benefício está na dedicação e comprometimento através do atendimento por um time altamente qualificado e apaixonado por tecnologia.

Continue seguindo nossa página e acompanhando nossas publicações… Na próxima, conversaremos sobre a adequação da política de backup à LGPD… Não percam e aproveitem para enriquecer nosso conteúdo com suas dúvidas e comentários!

www.m3solutions.com.br


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE