05 erros que possivelmente sua empresa comete ao armazenar os dados. Como resolver?

Publicado por Márcio Petito em

Como sua empresa trata os dados que armazena

As empresas de diferentes segmentos se tornaram mais digitais para atender às demandas de clientes e fornecedores e também para aumentar a eficiente de processos.

Nunca se falou tanto em armazenamento de dados e segurança digital, atualmente estes fatores têm proporcionado impactos na gestão e desempenho das corporações.

Isto se dá ao fato do Brasil estar batendo recorde em ciberataques e vazamento de dados e pela recente aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Apesar de todas as inovações tecnológicas, cada vez mais acessíveis a empresas de variados tamanhos e segmentos, é comum encontrarmos empresas que não possuem uma política de armazenamento de dados. É justamente essa negligência com as informações que, muitas vezes, ocasiona incidentes de segurança, prejuízos, multas e o fracasso de um negócio.

Quer saber quais são eles? Será que sua empresa está ignorando isso? Então confira abaixo os 5 maiores erros no ambiente corporativo que podem comprometer a segurança da informação e até mesmo multas.

1.    Armazenamento manual: Além do risco de tornar o backup obsoleto, essa prática aumenta os riscos de falhas humanas, comprometendo sua segurança e confiabilidade.

  • Para resolver este problema, as empresas devem investir em sistema automatizados para backup dos dados. O que garantirá a regularidade do processo e também a origem de cada informação (item cobrado pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

2.    Dados invalidados: Os processos de validação no armazenamento de dados são fundamentais para garantir a disponibilidade das informações caso ocorra um imprevisto e a empresa precise recuperá-los.

  • Para resolver este problema, além de criar e programar a execução dos backups, os profissionais de TI devem desenvolver processos que evitem cópias corrompidas ou indisponíveis.

3.    Intervalos irregulares de backups: programar backups com frequências inapropriadas pode inviabilizar a atualização dos seus dados no caso de um ciberataque, ou qualquer outra ocorrência que faça com que haja perda de informações. Será prejuízo na certa!

  • Para resolver este problema, a recomendação é que o backup seja realizado diariamente. Até é possível definir intervalos maiores, mas desde que seja de informações essenciais.

4.    Sistema que não se comunicam: Você pode até ter iniciado o processo de digitalização dos dados, mas estas informações não podem ser alocadas em diferentes sistemas, atrapalhando a gestão e o acesso aos dados.

  • Para resolver este problema, é fundamental contar com o auxílio de profissionais especializados em tecnologia e segurança da informação, para mapear suas necessidades e estabelecer uma estratégia com as ferramentas adequadas e ajustadas à sua demanda.

5.    Armazenar dados em HD externo, DVD, CD ou pendrive: É muito comum que muitas empresas ainda armazenem os seus dados em mídias físicas. Um dos motivos é por julgarem que o fluxo dos dados de sua empresa não justifica o investimento num servidor local. E talvez até estejam certos!

Para resolver este problema é possível contar com sistemas de armazenamento em nuvem, atualmente, a prática mais acessível e segura para manter seus dados em segurança, dentro de uma sistemática eficiente.

A área de TI é, sem dúvida, uma das mais envolvidas neste assunto. Entretanto, não é o único departamento a ser responsabilizar pelos dados que a empresa administra, entendimento das prioridades e definição de uma estrutura funcional, otimizada e garanta a adequação legal e segurança destes dados.

Além de contar com uma solução tecnológica, o armazenamento de dados também necessita de uma estratégia e de uma estruturação sustentável. Portanto, não se trata apenas de usar ferramentas de armazenamento, mas de inteligência de negócio.

Quer conhecer ferramentas que garantam a segurança de seus dados e adequação legal? Conheça nosso site: www.m3solutions.com.br ou envie um e-mail com suas dúvidas para comercial@m3solutions.com.br

www.m3solutions.com.br


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE