Armazenamento de dados corporativos: 5 motivos para você não adiar mais sua implantação

Publicado por Márcio Petito em

Acreditamos que este artigo seja para você, que atua numa empresa de médio ou pequeno porte e que não possui profissionais especializados em tecnologia e segurança da informação para garantir que o armazenamento dos dados seja executado segundo a legislação, de forma segura e que colabore com produtividade.

Então, você mesmo! Que ainda utiliza mecanismos ultrapassados de armazenamento de dados por acreditar que o custo para investir num sistema específico ao mundo corporativo ultrapasse as possibilidades financeiras da sua empresa.

Existem alguns fatos sobre armazenamento de dados que talvez você não tenha parado para pensar, ou mesmo não tenha conversado com um profissional qualificado que lhe proporcione a clareza necessária para não ter prejuízos relacionados à perda de dados, ou mesmo por sanções legais.

Isso mesmo… Por menor que sua empresa seja, ela coleta e armazena dados protegidos por leis rígidas. Utilizar métodos improvisados, ou mesmo subterfúgios não impedirão que sua empresa tenha gastos não programados e prejuízos que poderão custar até a continuidade do seu negócio.

Confira a lista de 5 fatos que talvez você não saiba sobre os dados que sua empresa coleta: 

1.    Dados são o principal ativo de qualquer empresa: Pesquisas comprovam que as informações coletadas, armazenadas e compartilhadas nas empresas são de fundamental importância e tem muito valor. Do contrário, não seriam alvo de cibercriminosos, que utilizam técnicas cada vez mais sofisticadas para o seu roubo e sequestro.

Perdê-los poderia proporcionar prejuízos graves, isto porque a situação se refletiria na necessidade de retrabalho, paralisação ou atraso das rotinas que dão andamento ao negócio. Além disso, os hackers poderiam vender suas informações para outros criminosos e a empresa sofreria sanções legais ou multas em decorrência aos danos causados ao dono dos dados.

2.    Segurança é vital e pode ser mais acessível que você imagina: Você já sofreu a perda de informações? Um pendrive já parou de funcionar, um HD que foi corrompido, um computador ou notebook que precisou ser formatado por qualquer problema, etc. 

Com certeza traz muita dor de cabeça e problemas incalculáveis. Existem inovações que representam verdadeiras revoluções, tornando o armazenamento de dados acessível e adaptável à sua realidade.

3.    Sua empresa precisa de disponibilidade e mobilidade? Seus funcionários estão home office? Então é certo que precisarão acessar os dados que, provavelmente, estão armazenados nos computadores na empresa, certo?

Você já pensou que existem formas seguras de garantir o acesso aos dados de qualquer local, independente do dispositivo que esteja utilizando: smartphone ou notebook? Basta ter uma conexão com a internet e a ferramenta correta.

Contudo, não é aconselhável utilizar ferramentas para uso pessoal que, além de não garantir a segurança que seus dados exigem, poderá estar em desacordo com a legislação de proteção de dados.

4.    Sua empresa precisa ter controle de acesso aos dados: Nunca foi tão importante controlar quem pode ter acesso aos dados de sua empresa e a tecnologia torna este processo mais prático e eficiente ao gerenciar arquivos e definir o nível de importância de cada um deles.

Além de customizar as permissões de acesso conforme o perfil dos usuários, também proporciona como o controle da revisão dos documentos e arquivos armazenados.

5.    Armazenamento em nuvem pode ser uma opção: Também chamado Cloud Computing, é um modelo de computação na nuvem que otimiza o compartilhamento de arquivos e aplicativos em outro ponto de sua conexão de internet, armazenando-os em espaço online, sem a necessidade de uma mídia física, como HDs, por exemplo. Entre os benefícios são:

  • Disponibilidade e mobilidade
  • Capacidade de armazenamento ilimitado
  • Menor custo
  • Sustentabilidade
  • Maor segurança das informações
  • Facilidade no compartilhamento
  • Controle de acesso
  • Atualizações em tempo real
  • Recursos personalizados
  • Redução de erros
  • Maior produtividade

Diante das cargas de trabalho cada vez mais complexas e a ameaça constante de ataques cibernéticos, a escolha de um parceiro de tecnologia que possa entregar proteção de dados completa e infraestrutura confiável é crucial.

As soluções armazenamento em nuvem e ferramentas atualizadas que otimizam o trabalho e protegem seus dados, impulsionam sua produtividade com armazenamento escalável.

Sente pronto para conversar sobre Cloud Computing? Nós, da M3Solutions, estamos prontos para transformar o armazenamento de seus dados mais eficiente, adequados à legislação vigente e com ferramentas personalizadas às suas necessidades.

Clique aqui e saiba mais.

www.m3solutions.com.br


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE