Antivírus: nem todos garantem a segurança da sua empresa… Entenda o porquê!

Publicado por Márcio Petito em

Antivirus Corporativo

Através de nossos artigos, você está entendendo que qualquer empresa que utiliza a internet pode se tornar uma porta de entrada para programas maliciosos, links suspeitos, e-mails enviados por criminosos, etc.

O sistema antivírus varre todo tipo de risco: e-mails e/ou sites maliciosos, pendrives e cartões de memória e downloads de programas ilegais são checados para que malwaresrootkitswormsphishingwebloggers e todo o tipo de inteligência prejudicial possa ser identificada e tratada, sem causar danos e prejuízos.

Embora não seja de conhecimento comum, os softwares corporativos possuem diretrizes distintas daqueles destinados a usuários individuais, seja pela quantidade de usuários, uniformidade dos sistemas e configurações. Isto porque, numa empresa, o alvo dos vírus não é o computador, mas a rede.

O antivírus corporativo é uma versão robusta dos softwares de proteção residencial, preparado para lidar com grande volume de dados e diferentes formas de ataques que o ambiente corporativo possui.

Possuindo também, na maioria dos softwares, uma gama de serviços adaptáveis às necessidades da empresa, como:

  • Proteção da presença online encriptando todo o tráfego na internet, protegendo informações bancárias, senhas, downloads, bloqueando websites maliciosos e perigosos, ao usar uma conexão de Wi-Fi, por exemplo.
  • Análise de comportamento, detectando tráfego malicioso e prevenindo exploit (sequência de comandos que tiram proveito de vulnerabilidades).
  • Integração tecnológica, protegendo todos os sistemas: Windows, Mac e Linux contra ameaças avançadas, desconhecidas e ataques direcionados.
  • Ferramentas virtualizadas, com implantação flexível (nuvem ou On Premise), com sistemas de controle de gestão remota e através da nuvem.
  • Melhora o desempenho do seu endpoint, mantendo os usuários seguros e sem aborrecê-los com lentidões, ou com o sistema operacional travado.

Um sistema de proteção corporativa, além de eliminar riscos de contaminação, facilita e reduz custos administrativos, são adaptáveis à realidade e necessidades de cada empresa. Sendo possível identificar muitas vantagens, tais como:

  • Maior rapidez na detecção de vírus e de ameaças virtuais.
  • Facilidade de gestão por disponibilizar informações de atualização, contaminação, falhas e correções de forma otimizada.
  • Não há sobrecarga dos computadores, por ser mais leve, não interfere no funcionamento do computador (mesmo em sistemas mais antigos).
  • Facilidade de configuração, por ser centralizada e distribuída, no qual todas as máquinas da rede se ajudam no combate às invasões.
  • Gestão de processos mais simplificada, já que, a partir de uma mesma tela, é possível proteger todos os computadores, dispositivos móveis e servidores de uma só vez.
  • Avisos e atualizações automáticas e dinâmica mantendo a eficácia do software e sem congestionar a internet – o que aconteceria se todos o antivírus se atualizassem individualmente, como um software de uso doméstico.
  • Prevenção de fraudes bancárias, por ser um sistema mais robusto e seguro.
  • Auxílio de suporte técnico,em eventuais problemas ou dúvidas que possam aparecer durante o uso do programa.
  • licenciamento é baseado em usuários, podendo acionar dispositivos sem aumentar suas despesas gerais de segurança.

Entretanto, muitos empresários focam seus esforços gestacionais, considerando a segurança da rede uma questão secundária, recorrendo a soluções domésticas ou mesmo as consideradas ilegais, chamadas de “piratas”. Sem perceber que a economia inicial é apenas ilusória e limitada, a partir do momento que necessitar de uma atualização ou ser vítima de ciberataques.

Isto porque, softwares piratas – além do desrespeito à legislação – possuem código-fonte alterado para ignorar tentativas de ataques – como autenticação e acesso ao sistema – reduzindo sua eficiência, proporcionando uma maior abertura para acesso, acumulando alto índice de erros e não proporcionando o suporte técnico, quando necessário.

Após entender as principais características de um antivírus corporativo, você pode estar se perguntando se sua empresa precisa de uma solução deste nível, ou se é somente para empresas de grande porte, certo?

A proteção de um antivírus corporativo é primordial para empresas de todos os portes e de todas as áreas de atuação.

Não interessa se o volume de dados é pequeno ou gigantesco. A preocupação com a informação empresarial é salutar e defender esse bem tão precioso de qualquer tipo de invasão é uma questão obrigatória.

Nós, da M3Solutions, não medimos esforços para oferecer soluções inteligentes e acessíveis. Nosso maior benefício está na dedicação e comprometimento através de um atendimento por um time altamente qualificado e apaixonado por tecnologia.

Compreendeu que todo negócio que usa internet deve contar com a proteção especializada de um sistema antivírus corporativo? Tem alguma dúvida sobre esse assunto! 

Na próxima semana, vamos conversar sobre sistema de backup e sua importância na proteção dos dados de sua empresa.

Enriqueça nosso conteúdo… compartilhe suas dúvidas, opiniões e experiências!

www.m3solutions.com.br


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE